25/03/2018

NEAD elabora projeto para ofertar curso de Biblioteconomia em 2019

Por Daiane Rufino

A direção do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI) e os professores do curso presencial de graduação em Biblioteconomia da UESPI estão trabalhando na elaboração de um projeto para concorrer ao edital nacional lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para oferta do curso de graduação em Biblioteconomia na modalidade de ensino a distância, o BibEAD.

O lançamento nacional do curso aconteceu na ultima sexta-feira, 23, no auditório Anísio Teixeira, na Capes, em Brasília. O diretor geral do NEAD, Franklin Oliveira, a diretora adjunta do NEAD, Luciana Saraiva acompanharam, juntamente com os professores do curso de Biblioteconomia da UESPI, a solenidade a partir do auditório do NEAD, por transmissão ao vivo via internet realizada pela Capes.

A instalação dos cursos de Biblioteconomia tem como objetivo atender a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino até 2020, com a presença e atuação do profissional bibliotecário em todas as bibliotecas instaladas no país.

Conforme explica Franklin Oliveira, no Piauí, assim como nos demais estados brasileiros, também há esta necessidade. “Este curso vai atender a uma demanda que já é uma realidade, a de que todas as escolas devem ter um bibliotecário e nós temos uma expectativa de alguns polos aqui no Piauí, é uma demanda da própria Seduc (Secretaria Estadual de Educação). Então vamos realizar mais algumas reuniões para que este projeto seja realizado, seja aprovado e que em breve a gente tenha também este curso no NEAD”.

Podem concorrer ao edital 05/2018 as instituições de ensino que já tenham o curso presencialmente e queiram ofertá-lo à distância a partir de parceria com a Capes/Universidade Aberta do Brasil. Fazem parte da parceria nacional também, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O edital prevê a oferta dos cursos BibEAD para o ano de 2019.

Diretores do NEAD, Franklin Oliveira e Luciana Saraiva com os professores no curso de Biblioteconomia.

Durante a solenidade de lançamento do curso, o presidente substituto da Capes, professor Geraldo Nunes Sobrinho enfatizou a importância das instituições de ensino dos estados brasileiros para o êxito do projeto de ensino a distância no país. “Nós temos um regime de colaboração muito estreito com os regimes estaduais e municipais e isto é muito importante. Você não pode trabalhar na formação de professores sem que haja uma intercessão muito significativa, muito forte com os sistemas estaduais e municipais e a Capes vem fazendo isto”, ressaltou.

Participaram da solenidade em Brasília também, o presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Raimundo de Lima e o coordenador geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da CAPES, Luiz Lira.

Atualmente o sistema UAB integra 109 instituições públicas ofertando 800 cursos em 771 polos em todas as regiões do Brasil.