Histórico

Com o objetivo de articular e integrar o Sistema Nacional de Educação Superior, o Ministério da Educação – MEC lança em 2005 o primeiro Edital para que as Instituições de Ensino Superior federais pudessem ofertar cursos, programas e projetos de ampliação e interiorização do ensino superior público no Brasil na modalidade a distância. A UESPI participou desse edital como Instituição parceira da Universidade Federal do Piauí – UFPI, ofertando o Curso de Bacharelado em Administração. Naquela oportunidade foram ofertadas 500 vagas distribuídas nos seguintes polos: Parnaíba, Piripiri, Esperantina, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Corrente e Teresina.

Com a experiência adquirida na parceria com a UFPI, a UESPI participa, em 2008, do edital lançado pelo MEC e conquista o direito de planejar, estruturar e executar cursos na modalidade a distância. Com o credenciamento aprovado junto ao MEC, esta IES participou do segundo Edital da UAB propondo o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol, a ser ofertado, inicialmente, nos polos de: Campo Maior, Oeiras, Picos, Piripiri, Bom Jesus, Corrente, União e Valença. Assim, a UESPI/UAB, através do convênio nº 826014/2008, realiza, em novembro de 2008, o primeiro vestibular.

No Concurso Vestibular 2010, a UESPI ofertou vagas na modalidade a distância para quatro novos cursos a serem iniciados no período 2010/2: as Licenciaturas em Letras Português, Inglês, Pedagogia e Biologia. Ainda em 2010, o Conselho Universitário aprovou o Regimento Interno e instituiu o Núcleo de Educação a Distância da UESPI, disciplinando seu funcionamento e criando a estrutura organizacional necessária ao seu pleno funcionamento, por meio da Resolução Consun Nº 009/10, de 21 de junho do referido ano.

Atualmente, a UESPI oferece, na modalidade a distância, 13 cursos de pós-graduação latu sensu em 15 municípios e 07 cursos de graduação entre bacharelados e licenciaturas em 35 polos de todas as regiões do Piauí.

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover uma educação a distância de qualidade, gratuita e transformadora para todos os cidadãos, com atuação baseada na ética, no respeito e no compromisso.

Visão

Ser uma instituição reconhecida por sua qualidade e compromisso com a educação e o Estado do Piauí.

• Compromisso
  • Ética
  • Respeito
  • Valorização da pessoa