NEAD participa de Encontro Regional de Coordenadores de polos UAB em São Luís
Por Daiane Rufino Leal
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou nos dias 4 e 5 de outubro na cidade de São Luís, capital do Maranhão, o Encontro Regional de Coordenadores de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com objetivo de discutir sobre a gestão dos polos, disciplinas em rede e evasão.
No evento estiveram presentes coordenadores de polo e coordenadores UAB dos nove estados do Nordeste. O diretor geral do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Arnaldo Brito participou do evento representando a instituição.
O diretor relatou que o encontro foi muito proveitoso para que o NEAD pudesse obter informações sobre o planejamento e as prioridades da Capes no âmbito do ensino a distância para o próximo ano. “Lá nós podemos colher várias informações para propostas futuras de ampliação dos cursos do NEAD no Piauí. A Capes colocou lá a ideia de lançar um novo edital em 2018 e para que possamos concorrer a este edital nós temos que ter as informações sobre as condições para que possamos nos organizar para concorrer”, explicou Arnaldo Brito.
Durante o evento, a Capes realizou uma reunião fechada com os coordenadores UAB para falar sobre a expansão do ensino a distância no Brasil, sobre as novas ofertas e os critérios exigidos para a manutenção dos polos nos municípios e a transformação de núcleos de EAD em novos polos. “Neste momento a Capes explicou com relação aos rigores que as instituições devem manter para que seja dada uma transparência e que todas as instituições trabalhem com tranquilidade e nesta questão a UESPI é muito bem avaliada. Nós colocamos lá que tivemos recentemente uma inspeção no começo de agosto onde todos os nossos trâmites foram bem avaliados”, destacou o diretor do NEAD.
O Piauí foi o estado presente com o maior número de coordenadores de polos, mobilizados através da secretaria estadual de Educação (Seduc). Além da UESPI e Seduc, a Universidade Estadual do Piauí (UFPI) também participou do Encontro, representada pelo diretor geral do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), Gildásio Guedes Fernandes.
Assistente à docência
Durante o evento, a Capes anunciou que os polos da UAB contarão com um novo integrante a partir de 2018, será o assistente a docência, profissional que vai atuar desenvolvendo políticas de educação junto aos alunos para minimizar a evasão nos cursos da UAB. Este profissional será selecionado no Piauí através de edital único da UESPI e UFPI.
Para os polos com o número entre 100 a 499 alunos terá um assistente; polos com 500 a 999 alunos, dois assistentes e acima de 1000, três assistentes.