10/10/2017

Projeto do curso de História leva alunos ao Parque Nacional Serra da Capivara

Por Daiane Rufino

Alunos de História na Pedra Furada

Alunos do curso de graduação em História do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI) do Polo de Valença visitaram nos dias 6, 7 e 8 de outubro o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, região Sul do estado. A atividade faz parte do projeto “Conhecendo o Piauí” de iniciativa da professora Conceição Silva, tutora do curso de História.

Vinte e um alunos do 6 bloco participaram da visita que incluiu expedição pelos sítios arqueológicos do parque, visita ao Museu do Homem Americano e à fábrica de cerâmica. O passeio contou com orientação de guias e acompanhamento da tutora.

Para a estudante Jacira Santana a experiência foi gratificante. “Achei a viagem maravilhosa, era um sonho que eu tinha de conhecer a Serra da Capivara e suas fontes históricas. Para nós este passeio representou um grande momento que enriqueceu nossos conhecimentos”, relatou.

Integrando os conhecimentos teóricos das disciplinas Historiografia do Piauí e História Contemporânea, a visita ao Parque foi uma oportunidade de ampliar as experiências dos alunos. “O objetivo é mostrar ao aluno que a historicidade também faz parte do presente e não somente do passado e é uma forma deles conhecerem a história do Piauí, participando e sendo presente no espaço onde se deu, tudo indica, o início do homem americano”, explica a professora Conceição.

A realização do projeto contou com o apoio do coordenador do curso, professor Raimundo Nonato Barros da Silva, do coordenador de Tutoria, professor Moisés Barros de Andrade e da secretária Silvana Fernandes de Sousa. A viagem foi realizada em ônibus da UESPI.

Os objetivos do projeto incluem a realização de mais visitas a locais emblemáticos para o estudo da história no Piauí e em outras regiões do país.