Entrevista: coordenador explica sobre metodologia pedagógica da UAPI
Por Daiane Rufino
O programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI), que promove a universalização do ensino superior no estado, propõe uma metodologia inovadora que tem como base os recursos tecnológicos. Centrada na transmissão de aulas ao vivo para 60 polos de todas as regiões do estado e interação via plataforma online, a proposta pedagógica da UAPI busca a inclusão e adequação de práticas de ensino e estudo à realidade dos alunos.
Em entrevista ao site NEAD UESPI, o coordenador pedagógico da UAPI, professor mestre Vinícius Alexandre Oliveira, explicou como acontecerão as rotinas de trabalho da equipe docente do curso de bacharelado em Administração, o primeiro curso oferecido pelo programa no vestibular 2017.2, além de falar sobre a rotina de aulas e estudos dos alunos.
- Como está organizada a metodologia pedagógica da UAPI?
Vinícius Oliveira – Em linhas gerais a UAPI não se diferencia muito da UAB (Universidade Aberta do Brasil), mas ela guarda particularidades. Nós estamos falando de um processo de ensino aprendizagem que se dá essencialmente a distância, mas com situações presenciais.
Nós temos disciplinas que estão dispostas em uma grade e elas terão que dar conta destes conteúdos. Teremos disciplinas de 40 horas, de 60 horas, de 90, de 120 horas, como todo curso superior. A ideia é que minimamente nós teremos dois encontros presenciais por disciplina. Então uma disciplina de 30 horas ela prevê dois encontros presenciais.
Outro ponto importante a ser destacado é que o encontro presencial não vai representar o início da disciplina, não é ele que vai disparar o processo. Cada disciplina vai iniciar via plataforma, um assunto novo é iniciado em uma data que está presente no calendário acadêmico que será disponibilizado na plataforma para todos os alunos. A partir deste calendário o aluno vai saber os períodos em que cada disciplina vai ter início e fim, os prazos de cada disciplina. Obviamente, relacionados as carga-horárias.
Por exemplo, uma disciplina que inicia na plataforma na segunda-feira, ela terá o primeiro encontro presencial com 15 dias posteriores, até lá as atividades estarão ocorrendo via plataforma: fóruns, exercícios, compartilhamentos de vídeos e o próprio material didático que ele já é disponibilizado, incluindo aí o livro do curso. Com 15 dias teremos um momento presencial, nesse momento, nós vamos ter um momento de revisão e um momento de exercícios ou de aplicação de avaliação.
- Como acontecerá a rotina de atividades nestes finais de semana de encontros presenciais da UAPI?
Vinícius Oliveira – Nós vamos ter sempre duas disciplinas acontecendo em paralelo, consequentemente, neste sábado que terá aula presencial, teremos dois professores que vão ministrar a aula, um ficará com o período da manhã e o outro com o período da tarde desse sábado.
O período da manhã será utilizado metade para a aula propriamente dita, onde será explorado todo o conteúdo teórico que está programado para ser visto e estudado nos 15 dias anteriores, é também uma revisão deste conteúdo. E no segundo momento acontecerão os exercícios e, ao final, será a prova. Da mesma forma no período da tarde com a outra disciplina.
- Como a metodologia de ensino da UAPI planejou o caso das exceções de alunos que, por algum motivo, não consigam acompanhar as atividades?
Vinícius Oliveira – Outra coisa que definimos e que guarda diferenças em relação a UAB, é que nós não vamos jogar para adiante, para frente, situações não resolvidas dos nossos alunos. Como sabemos que o curso de Administração via UAPI não deverá ser ofertado logo em seguida, nós temos que ter uma estrutura pedagógica que dê conta de responder todas as eventuais necessidades dentro do próprio processo, ou seja, dentro dos próximos cinco anos. Ou seja, alunos vão adoecer e deixar de fazer prova, alunos vão perder um ônibus e não vão conseguir ir para o polo ou núcleo, por motivos diversos alguns alunos podem deixar de fazer uma avaliação. Então eu não posso esperar que, perdendo esta avaliação e uma segunda chamada e uma prova final, ele possa fazer uma recuperação ou, quiçá, revitalizando esta disciplina em um curso seguinte. Eu não tenho a garantia de quando este curso seguinte vai acontecer.
Dando exemplo de uma disciplina de 30 horas: com 15 dias acontecerá a aula, com momento teórico, mais 15 dias, segundo momento teórico, na semana seguinte, segunda chamada desta disciplina, na semana seguinte, prova final desta disciplina. Ou seja, nós estamos dando, no momento imediato, todas as possibilidades para que o aluno resolva suas pendências acadêmicas. Se ele for aprovado no curso natural da disciplina, ótimo! Mas caso isto não aconteça, ele vai ter nos finais de semana consecutivos, a possibilidade de fazer a recuperação de sua nota, seja via prova de segunda-chamada, ou seja, via prova final.
- Qual a equipe de pessoal que estará acompanhando os alunos nos polos durante as aulas presenciais?
Vinícius Oliveira – em cada polo nós temos o coordenador que vai fazer um acompanhamento dentro da sala de aula. É claro que a aula em si estará sendo ministrada do estúdio e assistida pelos alunos através desta mediação tecnológica. O coordenador de polo será aquela figura institucional que está presente no momento da aula. O coordenador do polo tem responsabilidades administrativas, vai ter responsabilidades administrativas, de logística, estruturais, responsabilidades que antecedem o sábado de aula. No dia da aula ele não é o protagonista, mas é a figura institucional presente naquele momento.
A distância, o professor formador vai estar conversando com os alunos tanto no momento teórico de sua disciplina, quanto no momento mais prático e das avaliações. No momento da aula haverá na sala de aula o técnico, que é a pessoa que vai garantir a qualidade desta mediação tecnológica. Som, imagem, manipulação dos equipamentos.
- Como se dará a interação entre alunos e professor durante as aulas transmitidas para a sala de aula nos polos? Quais são os recursos que a tecnologia disponibilizada pela UAPI permite?
Vinícius Oliveira – enquanto a aula está acontecendo, os polos estão encaminhando questionamentos, perguntas por escrito através de um chat. Todos os professores que vão trabalhar a disciplina vão trabalhar em dupla, esses professores, um deles estará diante das câmeras falando aos alunos, enquanto que o outro vai estar recebendo as perguntas via chat. Então algumas perguntas serão acumuladas em um banco e o professor terá a responsabilidade de, na semana seguinte a aula, estar respondendo e fazendo o encaminhamento destas questões, mas algumas perguntas mais complexas serão repassadas para um monitor que estará dentro do estúdio e o professor, durante a sua explanação, durante o momento que ele está explorando o conteúdo teórico dele, ele vai ter a possibilidade de responder. Igual a uma sala de aula presencial, onde o professor está dando sua aula e o aluno levanta a mão e faz uma pergunta. O professor terá a oportunidade de responder tudo ao final ou responder imediatamente, conforme o perfil de ensino de cada professor.
- Qual o papel dos tutores neste processo?
Vinícius Oliveira – o tutor é o elo de ligação com o aluno, mas não quer dizer que o professor formador não vá ter este contato online com os alunos. Acontece muito de maneira equivocada, o professor formador prepara a disciplina na plataforma e some do processo, é assim que vinha acontecendo. Mas nós não queremos que isto aconteça na UAPI. Os professores formadores terão todo o envolvimento para além da responsabilidade de dar a aula e disponibilizar o material. Eles vão estar participando de fóruns, respondendo encaminhamentos individuais que possam estar sendo feitos via mensagem. Nós vamos querer que tudo isto aconteça com este nível de envolvimento dos professores.
Mas os tutores serão os sujeitos principais neste processo de contato com os alunos. Nós temos uma coordenação de tutoria, a coordenadora é a professora Conceição Mendes, que vai estar fazendo um acompanhamento quantitativo e qualitativo. Ela vai ter acesso via plataforma para que ela possa acompanhar a participação de cada tutor, a quantidade de acessos e a quantidade de acessos. Verá quem está acessando a plataforma, quanto tempo permanecerá logado, quais atividades estas pessoas estão desenvolvendo quando estão logados. O atendimento ao calendário, se estão participando do fórum dentro do tempo que está pré-definido para cada um dos fóruns.
- Como irá acontecer a qualificação dos tutores aprovados no seletivo?
Vinícius Oliveira – Nós vamos montar um kit do Canal Educação no auditório do NEAD para que os tutores possam acompanhar aqui do NEAD as aulas aos sábados. Isso vai funcionar como nivelamento para o tutor, ao assistir a aula, embora os tutores tenham formação em Administração e áreas afins, ele não tem a mesma formação do professor formador e também tem disciplinas que fogem da área da Administração como a primeira delas que é Introdução a EAD. Então o tutor também precisa se nivelar para que, no exercício da tutoria, retirar algumas dúvidas.
Será feito também o controle de frequência do nosso tutor, para que ele não se sinta solto. Haverá momentos presenciais que ele também estará aqui, além de momentos ricos de conversa entre a coordenação pedagógica e a tutoria.
- Além das aulas presenciais nos polos aos sábados, quais atividades os alunos irão desenvolver ao longo da semana. Qual será a rotina do aluno da UAPI?
Vinícius Oliveira – duas plataformas serão disponibilizadas para o aluno, a plataforma do Canal Educação e a plataforma do ambiente virtual de aprendizagem, que é a plataforma Moodle aqui do NEAD.
O aluno precisa ser estimulado por este tutor a ter uma rotina de estudos. Queremos que nosso aluno crie sua rotina de trabalho a partir da sua realidade de trabalho, de obrigações. Várias vão ser suas obrigações com a UAPI, primeiro, ele precisa de uma maneira muito clara, ler o livro que é o material principal do curso de Administração, que estará disponível na plataforma. Precisamos que ele faça uma leitura processual, para que ele se acostume a explorar capítulo por capítulo, de acordo com as disciplinas. Outro ponto é que os alunos serão estimulados a assistirem vídeos que serão postados, matérias de conteúdo jornalísticos, que tenham a ver com o assunto que está sendo discutido. Esta discussão de realidade é importante para que os alunos façam uma reflexão do conteúdo teórico da administração com a realidade que a gente vive. O senso crítico precisa ser criado deste encontro da teoria com a prática. Então além deste encontro presencial aos sábados o aluno vai precisar acessar todo o conteúdo que está sendo disponibilizado nas duas plataformas.
- Como serão as sistemáticas de avaliações nas disciplinas?
Vinícius Oliveira – vai variar de acordo com o perfil de cada docente. Alguns deles podem trabalhar com testes através da plataforma, e o aluno responder a prova a distância e posteriormente ter acesso ao gabarito. Há professores que podem optar pela prova física, presencial nos polos, esta avaliação formal escrita pode ser elaborada pelos professores e encaminhada para o coordenador de polo, que cuidará da aplicação da prova.
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