Projeto de extensão discute sobre novas manifestações linguísticas em livros didáticos
Por: ASCOM
Sabe aquela carinha sorridente que você envia para o amigo via aplicativo whatsapp ou aquele meme engraçado que você viu na sua rede social? Todas estas manifestações representam recursos de comunicação mediados pelas novas tecnologias. Pensando no uso destes novos formatos comunicativos, o curso de Letras Português na modalidade a distância desenvolveu o curso de Extensão Livro Didático: Leitura e Abordagem de Texto Multimodal.
O projeto foi proposto pela profa dra. Barbara Melo e pelo professor especialista Francisco Herbert da Silva, tutor de Letras Português e está sendo executado pela coordenação do curso. Tem como objetivo discutir como os livros didáticos propõem as abordagens dos textos, com questionamentos acerca da multimodalidade.
Conforme explicações do tutor Francisco Herbert, o curso é uma oportunidade para os professores refletirem a partir dos livros didáticos que trazem a multimodalidade, pensar o contexto do uso de gênero na prática social. “O objetivo é que eles compreendam o que é a estrutura linguística e o contexto em que aquele gênero está sendo produzido. Traga não somente os gêneros clássicos, mas também os gêneros emergentes, é uma forma de estímulo para os alunos, investigar ou analisar um determinado gênero”, explica Herbert.
A proposta do curso traz a discussão sobre as teorias da multimodalidade (em relação às várias representações da presença do verbal e do não verbal), a aliança das palavras com emoções, palavras e gestos e palavras e imagens.
“Na abordagem da multimodalidade busca-se a compreensão sobre as diversas semioses, diversos modos de manifestação da linguagem, uso de mais de um recurso da linguagem, sobre os recursos utilizados no processo comunicativo”, acrescenta o professor Herbert.
O curso iniciou no sábado, dia 15 de julho, nos polos de Água Branca, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Castelo do Piauí, Picos e Piripiri. O segundo encontro presencial acontecerá no dia 12 de agosto. Além das atividades presenciais correspondente a 15 horas, o curso ainda tem 45 horas via plataforma digital, com atividades de leitura e fóruns de discussões. Participam do projeto alunos do curso de Letras Português de seis polos e mais representantes da comunidade dos municípios, um total de 240 participantes.
Por: Assessoria de Comunicação NEAD/UESPI/UAB ascom.nead@gmail.com