03/09/2019

Sobre o Evento

 

A Associação Universidade em Rede (UniRede), Consórcio constituído por instituições públicas de ensino superior, promoverá, em conjunto com a Universidade Federal do Piauí, e parceria com a Universidade Estadual do Piauí, Instituto Federal do Piauí, Centro Universitário Uninovafapi, Governo do Estado do Piauí e Fadex o XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), que serão realizados na cidade de Teresina/PI, no período de 26 a 29 de novembro de 2019, tendo como tema principal “Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD”.

A abordagem temática tem como premissa básica discutir sobre as responsabilidades e os desafios da EaD no país, com vistas à sua consolidação e melhoria da qualidade do ensino, utilizando o diálogo com estudantes, professores, pesquisadores nacionais e internacionais, a partir de estudos e pesquisas, e vivência do processo de ensino-aprendizagem, numa proposta dos seguintes eixos de discussão: a) Políticas Públicas, Institucionalização, Gestão Administrativa e Financeira da EaD; b) Currículo e Formação docente; c) Práticas Educativas e Redes de Aprendizagem; d) Pesquisa e Extensão; e) Tecnologias: usos e apropriações.

Com isso, os Congressos (ESUD e CIESUD) configuram-se como eventos motivadores e de alta relevância para o campo científico, direcionado ao fortalecimento das políticas públicas de educação a distância e do compartilhamento de diferentes e inovadoras experiências de construção do ensinar e aprender com o uso das tecnologias digitais.

 

Cronograma Atualizado!

20 de Maio - Lançamento da Chamada de Trabalhos
16 de Junho a 15 de setembro - Período para Submissão dos trabalhos
21/07 a 01/09 - 1º Período de inscrição
02/09 a 15/10 - 2º Período de inscrição
16/10 a 25/11 - 3º Período de inscrição
16 de Outubro - Divulgação do resultado das avaliações aos autores
17 a 30 de Outubro - Submissão da versão final dos trabalhos aceitos e do arquivo pôster
30 de Outubro - Prazo máximo para pelo menos um dos autores do trabalho efetivar sua inscrição
26 a 29 de Novembro - Realização do XVI ESUD e V CIESUD
Comunicados