11/05/2019

Aulas da UAPI retornaram neste sábado (11)

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), retomou neste sábado (11) as aulas da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). A transmissão foi realizada no programa Canal Educação, na TV Antares, em Teresina, com a participação de mais de 5 mil alunos de forma simultânea, através da mediação tecnológica.

Na ocasião, esteve reunido o Comitê Gestor da UAPI, composto pelos órgãos: Secretaria de Governo (Segov), Coordenadoria do Programa de Educação por meio de Mediação Tecnológica (COPEMTEC) Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI), Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e diretores do Núcleo de Educação à Distância (NEAD).

O projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com sua expansão e oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação.

A professora Samaira Souza, mediadora das aulas, destaca a expectativa por novidades nessa nova etapa da UAPI. “Nosso foco é despertar habilidades, usando novas tecnologias. Nossos alunos vão praticar um curta-metragem envolvendo as disciplinas que já foram trabalhadas e as que estamos propondo nesse momento”, ressalta.

Maria de Lourdes Lopes, Superintendente de Ensino Superior com Mediação Tecnológica, destaca que essa retomada das aulas gera expetativas nos alunos, que é momento de concluir as etapas que ficaram em aberto e iniciar novas etapas do Programa. “Em conversas com alguns alunos, percebemos o interesse em conquistar uma profissão e poder gerar renda dentro da sua cidade, sem precisar sair para concorrer vagas em outros municípios ou na capital. Para o aluno, o que mais importa nesse momento é que continuemos dando oportunidade de forma linear para todos os municípios. As nossas expectativas enquanto Secretaria de Educação é de dar o melhor, cada vez mais. Aprimorar nossas aulas, com nossos professores utilizando todos os recursos que temos”, pontua.

De acordo com Franklin Oliveira, diretor do Nead, a UAPI hoje tem o alcance de 120 municípios. Possui pessoas formadas dentro do seu município atuando como administradores com viés empreendedor. “É com muita alegria que retomamos as atividades da UAPI 1 e UAPI 2. Daqui por diante vamos fazer com que tudo aconteça dentro do nosso cronograma, planejado em parceria com o Comitê Gestor. Estamos esperançosos que nossos alunos tenham ensino de qualidade e se sintam motivados a voltar às aulas”, conclui.

O NEAD está em 155 municípios piauienses, sendo 120 destes no programa UAPI e 35 no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta 7 cursos de graduação e 13 de pós-graduação.