09/10/2018

Dia C da Ciência debate a importância da pesquisa para redução das desigualdades sociais

Por Priscila Fernandes

A Universidade Estadual do Piauí é uma das participantes do “Dia C da Ciência”, que acontece concomitante à Semana Nacional de Tecnologia,  de 16 a 21 de outubro. Em conjunto com outras instituições, a UESPI vai realizar um dia de atividades para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano de todo cidadão. O evento ocorre no dia 17 de outubro, na praça Rio Branco, no centro de Teresina.

O Dia C da Ciência tem o objetivo de mostrar a contribuição da ciência para a redução das desigualdades sociais. Com esse intuito, UESPI participará através do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD), Programa de Educação Tutorial de Saúde, Química e Física, alunos do Mestrado Acadêmico de Química, Física e Letras, além de alunos na residência profissionalizante. Esses programas tem como direcionamento, ajudar os setores mais carentes e que não têm acesso à projetos educativos sociais.

De acordo com  Antônio Luís Maia, professor de fisioterapia da UESPI e um dos organizadores do evento, a expectativa para o evento esse ano está cada vez melhor, visto que houve a ampliação de áreas apresentadas nas atividades. “Ano passado o Dia C ficou restrito à área de matemática, esse ano todas as instituições estão buscando levar outros setores, como química, física e saúde, a fim de melhor atender a comunidade presente dia 17 de outubro”, conclui.

O evento também conta com a participação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDET), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) que realizarão uma programação com foco em reunir diferentes setores sociais em defesa da área de Ciência, Tecnologia e Inovação.