18/06/2018

I Seminário de Matemática e suas aplicações é realizado em Parnaíba

Por Jhayson Phillipe

O I Seminário de Matemática foi realizado nos dias 15 e 16 de junho, no campus Prof. Alexandre Alves Oliveira, em Parnaíba, da Universidade Estadual do Piauí.  O evento, realizado pelo curso de Matemática do Núcleo de Educação a Distância (Nead), reuniu um grande número de participantes.

Sob a organização da tutora Hellem Abreu, o evento foi idealizado pelos alunos  com  ajuda da docente na execução e viabilização de recursos junto ao Nead e aos demais parceiros. “A ideia do projeto partiu dos próprios alunos do polo de Luís Correia e nós corremos atrás de viabilizar a proposta para alcançar os objetivos, que eram a discussão e compartilhamento de conhecimentos acerca da matemática e suas aplicações”, explica a coordenadora do evento.

Aluna do curso, Gilvania Quaresma, destaca como o seminário valoriza o curso de matemática. “Eventos como esse valorizam o nosso curso. Nosso esforço foi recompensado com o que os participantes têm falado de bom sobre seminário. Para mim também tem sido especial por eu gostar de cálculos desde pequena e agora está cursando matemática, tem sido bom  também por eu atuar quase sempre com matemática nas escolas em que trabalho como pedagoga e professora de crianças”, afirma a estudante.

Programação

Na abertura do evento, na sexta-feira (15), o coordenador do curso de Matemática, José Uchôa  e o coordenador do polo de Luís Correia, Israel Portela, deram as boas vindas aos participantes. O prof. Joane Ribeiro falou sobre as perspectivas da matemática na palestra de abertura. No sábado (16), o diretor geral do NEAD, Franklin Oliveira falou da importância do momento para o curso.

Em seguida a mesa redonda com os professores doutores Franciane Vieira e Italo Dowel, e o professor mestre Elianderson Santos  debateram sobre os “Os desafios do ensino e pesquisa enfrentados na área da matemática”. Eles discorreram sobre suas experiências e responderam perguntas feitas pelos participantes. A tarde e noite os minicursos ministrados foram de Elaboração de projetos de pesquisa e Introdução ao látex e Matemática básica. Além disso, foram feitas as apresentações do trabalhos aprovados.