05/06/2018

Monografia será conteúdo abordado em Curso de Extensão

Por Jhayson Phillipe

O curso de Letras Português do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí – NEAD/UESPI, abre inscrições entre os dias 15 e 23 de junho para o curso de extensão “Redação do Trabalho Cientifico”, com ênfase na escrita do texto monográfico. O curso é gratuito e com carga horaria de 40h, sendo 16h presenciais e 24h via plataforma digital, com certificação pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX.

Os professores ministrantes serão a Dra. Socorro Rios Magalhães e o Me. Dheiky Rocha, ambos são docentes da UESPI e com vasta experiência na pesquisa e ensino da elaboração de textos científicos. Como público alvo do curso, além dos alunos do curso do NEAD, de áreas afins e da comunidade em geral também estão convidados. Para se inscreverem devem acessar a plataforma (alunos do curso) e os demais nos polos de execução do curso.

O coordenador do curso Dheiky Rocha afirma que o projeto visa capacitar os formandos para que tenham segurança na produção de seus Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC. “Pretendemos trabalhar com a prática de redação de trabalho científico, mais especificamente a redação de elementos que integram a estrutura da monografia, tendo em vista a necessidade de preparar os estudantes universitários para redigir seus trabalhos de conclusão de curso de graduação”, ressalta o professor.

A dificuldade percebida pelos professores de todos os cursos de nível superior foi o fator colocado pela professora Socorro Magalhães ao pontuar sobre o curso de extensão oferecido. “Considerando que a execução do TCC constitui um dos principais entraves para os alunos cumprirem os requisitos de integralização dos componentes curriculares, torna-se relevante um reforço no que diz respeito às técnicas e metodologia da elaboração de monografia”, finaliza a professora.

Os polos a receberem o curso serão: Água Branca (13/07 e 24/08), Buriti dos Lopes (28/07 e 15/09), Campo Maior (11/08 e 29/09), Castelo do Piauí (20/07 e 31/08), Picos (14/07 e 25/08) e Piripiri (04/08 e 22/09), com 50 vagas para cada um deles.