I GEENES tem público marcante em sua primeira etapa
Por Jhayson Phillipe
No último sábado (7), foi dado o pontapé inicial do I Encontro GEENES - Gestão Educacional nos espaços Escolares e Não Escolares, do referido curso de Especialização do Núcleo de Educação a Disância da Universidade Estadual do Piauí - NEAD/UESPI, que contará com outras duas etapas. O evento aconteceu simultaneamente em três polos, sendo eles: Piracuruca, Jaicós e Itainópolis. Com público de 300 pessoas dispostas a discutir e adqurir mais conhecimento voltado para a área, palestras com a mesma temática "Atuação do gestor nos espaços não escolares", marcaram o primeiro momento.
Coordenado pelas professoras Lizete Napoleão e Remédios Barreto, o curso tem movimentado os municípios desde o lançamento do evento, meses atrás. "Num primeiro momento nós pensamos em 180 vagas, divididas para os três polos, mas fomos bastante surpreendidas com a demanda que quase dobra, pois chegamos a 300 incritos. Ao final da última etapa, que está prevista para dezembro, emitiremos certificado de 40h aos participantes", explica Remédios Barreto.
Em Piracuruca, onde recebeu o maior número de inscritos (120 no total), um auditório municipal foi reservado para o evento devido a demanda. No local, o coordenador do polo, Vanderlan Pinho, teve participação não só na área de gestão, mas também como aluno do curso e explicou como funcionam seus sábados que coincidem com encontros presenciais da sua nova especialização. "Sou formado em Biologia e esta é minha terceira especialização, que está agregando muito conhecimento. Nos dias que tenho aula, me divido entre elas e o polo, em que vez ou outra preciso me retirar da sala, mas sem nenhum prejuízo, pois boa parte das demandas do polo deixo com os secretários e técnicos disponíveis, destaca o Vanderlan Pinho.
As tutoras Grasiele Silva e Bruna Mikaela apontaram suas atividades de rotina com o curso e alunos, além das perspectivas de mercado para a turma. "Este evento traz bastante experiência, pois há a troca de informações entre tutores, alunos e convidados e assim podemos ter um novo modelo de gestão com objetivo de se enquadrar nos moldes de profissionais atuais", diz Grasiele, que possui duas graduações e especializações. Já sua colega tutora, define que o perfil e força de vontade dos estudantes valem a pena no seu trabalho. "Nossos alunos têm um perfil moderno com bom nível e boa parte deles atuam em coordenação ou direção de alguma empresa ou órgão público, nos ajudando em nosso trabalho, que acaba se tornando mais prazeroso", aponta Bruna, que é Enfermeira, estudante de Pedagoria e possui três especializações, alé de atuar como docente e coordenadora de ensino profissionalizante da 3ª Gerência Regional de Educação de Piripiri.
O palestrante foi Manoel da Silva, Secretário de Administração e Finanças de Piracuruca e sua experiência foi colocada para o público presente. "Bem público, arrecadaçõe, licitação, ouvidoria e transparência são questões administrativas cobradas pelos órgãos fiscalizadores que são interessante de mostrar para alunos e demais participantes deste evento que aborda a temática de atuação do gestor nos espaços não escolares", aborda o Secretário Municipal.