Licenciatura Plena em Pedagogia

Coordenadora do curso:

Secretária: : Valéria dos Santos

Contato: pedagogiaead@nead.uespi.br

 

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APRESENTAÇÃO

O curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na modalidade a distância, do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), da Universidade Estadual do Piauí, desde 2011, quando entrou em funcionamento trouxe consigo transformações no pensar e no fazer a docência na Educação Infantil e nas primeiras séries (1º ao 4º). A sua malha curricular é inovadora, apresenta-se alinhada com a Lei 10.639/2003 ao incluir a disciplina História e Cultura da África e dos Indígenas. Para pensar o fazer no campo da Educação Infantil, no campo da docência e da pesquisa, destacam-se os conhecimentos sobre psicomotricidade e psicopedagogia, notadamente por fazer parte de uma instituição que se notabilizou por ofertar através deste Curso três habilitações para seus egressos: a habilitação para a docência na Educação Infantil, a docência nas primeiras séries (1º ao 4º) e a Gestão Escolar. Atualmente o campo profissional para o Pedagogo é amplo. Além dos seus espaços tradicionais que são as escolas e os espaços de formação não formais, a área da saúde, dos recursos humanos, da Previdência Social, da segurança pública e congêneres que necessitam de pedagogos para elaborarem suas propostas pedagógicas e atuarem enquanto pedagogos.

Polos onde o curso é ofertado: Campo Maior, Canto do Buriti, Luís Correia, Oeiras, Piracuruca, Paes Landim, União, Picos, Valença e Santa Cruz do Piauí.

PERFIL DO EGRESSO

O Pedagogo é prioritariamente um profissional da educação, desta forma são exigidas competências necessárias ao contexto em que está inserido, além daquelas específicas ao pedagogo, exige-se aos demais profissionais da educação o cumprimento das competências estabelecidas no Parecer CNE/CP nº 009/20E/PI e atendimento aos requisitos legais de cumprimento obrigatório à resolução CEE/PI nº 010/2008. No que se refere à formação superior urge a reestruturação do ensino em novos contextos com a reorganização das fronteiras estabelecidas entre o conhecimento científico e o conhecimento tecido nas esferas da sociedade.

Inserido num contexto autônomo de aprendizagem, o Pedagogo precisa preparar-se para enfrentar os desafios tecnológicos de aprendizagem inserindo-se em novas abordagens curriculares conforme explicita Lopes e Macedo (2002) a trama curricular abordada por eixos de base comum nacional devem ser substituídas por discussões que defendem conhecimento em rede como originário de contextos cotidianos diversos, como novas abordagens no qual o conhecimento é tecido por contatos múltiplos onde a prática social dos sujeitos ocorre no instante em que se tece a teoria, valorizando o conhecimento científico como produção de sentido, dando-lhe consistência teórica em espaços e tempos diversos.

MALHA CURRICULAR

Malha Curricular – Licenciatura Plena em Pedagogia 

 

 

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Licenciatura Plena em Pedagogia
Bacharelado em Administração Pública
Bacharelado em Administração (UAPI)
Pós-Graduação
Especialização em Ensino de Matemática
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários
Especialização em Gestão Pública
Especialização em Gestão Pública Municipal
Especialização em Gestão e Educação Ambiental
Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira
Especialização em Literatura e Outras Linguagens
Especialização em Educação Infantil
Especialização em Língua Portuguesa
Especialização em Gestão em Saúde
Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares
Especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Especialização em Língua Espanhola