Licenciatura Plena em Pedagogia

Coordenadora do curso: Maria do Socorro Brito de Oliveira

Coordenador de tutoria: José da Cruz Bispo de Miranda

Contato: pedagogia.eaduespi@gmail.com

 

plataforma

 

APRESENTAÇÃO

O curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na modalidade a distância, do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), da Universidade Estadual do Piauí, desde 2011, quando entrou em funcionamento trouxe consigo transformações no pensar e no fazer a docência na Educação Infantil e nas primeiras séries (1º ao 4º). A sua malha curricular é inovadora, apresenta-se alinhada com a Lei 10.639/2003 ao incluir a disciplina História e Cultura da África e dos Indígenas. Para pensar o fazer no campo da Educação Infantil, no campo da docência e da pesquisa, destacam-se os conhecimentos sobre psicomotricidade e psicopedagogia, notadamente por fazer parte de uma instituição que se notabilizou por ofertar através deste Curso três habilitações para seus egressos: a habilitação para a docência na Educação Infantil, a docência nas primeiras séries (1º ao 4º) e a Gestão Escolar. Atualmente o campo profissional para o Pedagogo é amplo. Além dos seus espaços tradicionais que são as escolas e os espaços de formação não formais, a área da saúde, dos recursos humanos, da Previdência Social, da segurança pública e congêneres que necessitam de pedagogos para elaborarem suas propostas pedagógicas e atuarem enquanto pedagogos.

Polos onde o curso é ofertado: Campo Maior, Canto do Buriti, Luís Correia, Oeiras, Piracuruca, Paes Landim, União, Picos, Valença e Santa Cruz do Piauí.

PERFIL DO EGRESSO

O Pedagogo é prioritariamente um profissional da educação, desta forma são exigidas competências necessárias ao contexto em que está inserido, além daquelas específicas ao pedagogo, exige-se aos demais profissionais da educação o cumprimento das competências estabelecidas no Parecer CNE/CP nº 009/20E/PI e atendimento aos requisitos legais de cumprimento obrigatório à resolução CEE/PI nº 010/2008. No que se refere à formação superior urge a reestruturação do ensino em novos contextos com a reorganização das fronteiras estabelecidas entre o conhecimento científico e o conhecimento tecido nas esferas da sociedade.

Inserido num contexto autônomo de aprendizagem, o Pedagogo precisa preparar-se para enfrentar os desafios tecnológicos de aprendizagem inserindo-se em novas abordagens curriculares conforme explicita Lopes e Macedo (2002) a trama curricular abordada por eixos de base comum nacional devem ser substituídas por discussões que defendem conhecimento em rede como originário de contextos cotidianos diversos, como novas abordagens no qual o conhecimento é tecido por contatos múltiplos onde a prática social dos sujeitos ocorre no instante em que se tece a teoria, valorizando o conhecimento científico como produção de sentido, dando-lhe consistência teórica em espaços e tempos diversos.

MALHA CURRICULAR

Malha Curricular – Licenciatura Plena em Pedagogia 

 

 

Todos os Cursos
Graduação
Licenciatura Plena em Letras Espanhol
Licenciatura Plena em Letras Português
Licenciatura Plena em Letras Inglês
Licenciatura Plena em História
Licenciatura Plena em Matemática
Licenciatura Plena em Pedagogia
Bacharelado em Administração Pública
Bacharelado em Administração (UAPI)
Pós-Graduação
Especialização em Ensino de Matemática
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários
Especialização em Gestão Pública
Especialização em Gestão Pública Municipal
Especialização em Gestão e Educação Ambiental
Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira
Especialização em Literatura e Outras Linguagens
Especialização em Educação Infantil
Especialização em Língua Portuguesa
Especialização em Gestão em Saúde
Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares
Especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Especialização em Língua Espanhola