Licenciatura Plena em Matemática

 

Coordenador: José de Jesus Uchôa

Secretária: Maria Chrislene Oliveira da Silva

Contato: matematicaead.nead@gmail.com

 

plataforma

 

OBJETIVOS DO CURSO

GERAL

Formar profissionais em Matemática para o exercício do Magistério,principalmente nos níveis do Ensino Fundamental e Médio, competentes, críticos e transparentes, comprometidos com a busca de respostas aos desafios e problemas existentes em nossas escolas, especialmente nas da rede pública, bem como capazes de dar prosseguimento ao processo de suas formações continuadas.

ESPECÍFICO

O Curso de Licenciatura em Matemática em EAD da UESPI se propõe a:

  1. Elaborar propostas de ensino aprendizagem de Matemática para a educação básica;
  2. Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
  3. Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
  4. Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
  5. Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
  6. Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

A formação do Licenciado em Matemática na UESPI está alinhada ao disposto nas DCN para o curso e à legislação para a educação superior. O curso objetiva dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas: Os currículos dos cursos de Bacharelado/Licenciatura em Matemática devem ser elaborados de maneira a desenvolver as seguintes competências e habilidades.

  1. Capacidade de expressar se escrita e oralmente com clareza e precisão;
  2. Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
  3. Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;
  4. Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
  5. Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógicocientífico na análise da situação problema.
FLUXOGRAMA DO CURSO

fluxograma matematica 

 

 

Todos os Cursos
Graduação
Licenciatura Plena em Letras Espanhol
Licenciatura Plena em Letras Português
Licenciatura Plena em Letras Inglês
Licenciatura Plena em História
Licenciatura Plena em Matemática
Licenciatura Plena em Pedagogia
Bacharelado em Administração Pública
Bacharelado em Administração (UAPI)
Pós-Graduação
Especialização em Ensino de Matemática
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários
Especialização em Gestão Pública
Especialização em Gestão Pública Municipal
Especialização em Gestão e Educação Ambiental
Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira
Especialização em Literatura e Outras Linguagens
Especialização em Educação Infantil
Especialização em Língua Portuguesa
Especialização em Gestão em Saúde
Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares
Especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Especialização em Língua Espanhola