Licenciatura Plena em História

Coordenador: Prof. Dr. ​Raimundo Nonato Barros da Silva

Secretária: Leidiane Brito de Sousa

Contato: historiaead@nead.uespi.br

 

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APRESENTAÇÃO

A Proposta Político-Pedagógica do Curso de Licenciatura Plena em Historia de a Distância (EAD) da UESPI representa um conjunto sistemático de conhecimentos e procedimentos que visam dotar a nova realidade teórico-estrutural de uma dinamicidade, que favoreça um processo de ensino e aprendizagem significativo, tanto do ponto de vista individual, quanto do social.

Para tanto, buscou-se uma inserção na natureza do conhecimento científico ao trabalhar com o princípio de que todo e qualquer conhecimento produzido neste campo é sempre provisório e limitado. Em História, tais características ganham evidência na pluralidade de interpretações que são produzidas sobre uma dada realidade, favorecendo um conhecimento mais amplo em maior conformidade com o ritmo da vida.

O curso de Licenciatura Plena em História na modalidade EAD tem como missão formar Licenciados em História capazes de compreender e refletir sobre os espaços em que atuam a partir de análises críticas fundamentadas nos pressupostos Histórico-epistemológicos da História e nos princípios que regem a educação a distância e as peculiaridades do curso nesta modalidade.

PERFIL DO EGRESSO

As áreas de atuação do profissional de História são amplas: no magistério, na pesquisa, nos arquivos públicos e privados, na preservação da memória e da cultura dos povos, nos museus, sítios arqueológicos e no turismo cultural e eco-turismo.

O professor/pesquisador de História, como profissional de nível superior, é o indivíduo capaz de realizar, de forma crítica, a articulação entre teoria e prática; de assessorar programas culturais e de preservação do patrimônio histórico, bem como de compreender a História enquanto processo permanente de construção e reconstrução dos fatos.

O curso de Licenciatura Plena em História em EaD, objetiva ainda, a qualificação/formação de educadores para ministrar disciplinas na respectiva área, nas modalidades de ensino médio e fundamental, previstas pela atual legislação educacional brasileira. No que concerne à formação do docente, o perfil do profissional da área de História, aponta para competências e habilidades especificidade que devem fundamentá-la.

No tocante às competências e habilidades específicas do professor-historiador, é necessário que o mesmo, além daquelas competências inerentes a qualquer educador, seja capaz de:

  • Possuir conhecimentos acerca das concepções metodológicas que orientam o trabalho de investigação e a análise das relações sócio-históricas;
  • Distinguir diferentes relações de tempo e espaço;
  • Possuir os conhecimentos inerentes às diferentes épocas e civilizações, bem como suas inter-relações;
  • Adquirir conteúdos básicos sobre a pesquisa, a produção e a difusão de saberes historiográficos no âmbito acadêmico, das instituições de ensino, museus, arquivos e projetos de preservação da memória e do patrimônio cultural;
  • Apresentar conteúdos que integram o currículo do Ensino Básico;
  • Produzir, criticar e transmitir conhecimentos;
  • Distinguir a História (enquanto disciplina) da história vivida;
  • Perceber a historicidade em todas as manifestações sociais e culturais;
  • Reconhecer e valorizar as diferenças presentes nas práticas sociais;
  • Competência na utilização da informática.

Compete, ainda, ao profissional de História, trabalhar os fatos humanos, centrado nas explicações dos mecanismos que promovem a exploração e dominação dos homens, que se traduzam nas relações econômicas, políticas, sociais, culturais, nas tradições, nos sistemas de valores, nas idéias e formas institucionais, como também, saber relacionar cultura e história, destacando a complexidade de tais conceitos.

Além disso, deve o profissional de História ter capacidade de compreender o meio em que vive para construir e produzir conhecimento histórico, dominando-o nas áreas específicas de conservação e gerenciamento dos bens culturais. Deve ser um profissional atualizado, portador dos valores profissionais, dos valores sociais e éticos, apto a disseminar conhecimentos por meio da produção e divulgação de trabalhos científicos.

MATRIZ CURRICULAR

Matriz Curricular

 

 

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Especialização em Gestão Pública
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Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira
Especialização em Literatura e Outras Linguagens
Especialização em Educação Infantil
Especialização em Língua Portuguesa
Especialização em Gestão em Saúde
Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares
Especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Especialização em Língua Espanhola