Licenciatura Plena em História

Coordenador: ​Raimundo Nonato Barros da Silva

Coordenador de Tutoria: Moisés Barros de Andrade

Secretária: Silvana Fernandes de Sousa

 

plataforma

 

APRESENTAÇÃO

A Proposta Político-Pedagógica do Curso de Licenciatura Plena em Historia de a Distância (EAD) da UESPI representa um conjunto sistemático de conhecimentos e procedimentos que visam dotar a nova realidade teórico-estrutural de uma dinamicidade, que favoreça um processo de ensino e aprendizagem significativo, tanto do ponto de vista individual, quanto do social.

Para tanto, buscou-se uma inserção na natureza do conhecimento científico ao trabalhar com o princípio de que todo e qualquer conhecimento produzido neste campo é sempre provisório e limitado. Em História, tais características ganham evidência na pluralidade de interpretações que são produzidas sobre uma dada realidade, favorecendo um conhecimento mais amplo em maior conformidade com o ritmo da vida.

O curso de Licenciatura Plena em História na modalidade EAD tem como missão formar Licenciados em História capazes de compreender e refletir sobre os espaços em que atuam a partir de análises críticas fundamentadas nos pressupostos Histórico-epistemológicos da História e nos princípios que regem a educação a distância e as peculiaridades do curso nesta modalidade.

PERFIL DO EGRESSO

As áreas de atuação do profissional de História são amplas: no magistério, na pesquisa, nos arquivos públicos e privados, na preservação da memória e da cultura dos povos, nos museus, sítios arqueológicos e no turismo cultural e eco-turismo.

O professor/pesquisador de História, como profissional de nível superior, é o indivíduo capaz de realizar, de forma crítica, a articulação entre teoria e prática; de assessorar programas culturais e de preservação do patrimônio histórico, bem como de compreender a História enquanto processo permanente de construção e reconstrução dos fatos.

O curso de Licenciatura Plena em História em EaD, objetiva ainda, a qualificação/formação de educadores para ministrar disciplinas na respectiva área, nas modalidades de ensino médio e fundamental, previstas pela atual legislação educacional brasileira. No que concerne à formação do docente, o perfil do profissional da área de História, aponta para competências e habilidades especificidade que devem fundamentá-la.

No tocante às competências e habilidades específicas do professor-historiador, é necessário que o mesmo, além daquelas competências inerentes a qualquer educador, seja capaz de:

  • Possuir conhecimentos acerca das concepções metodológicas que orientam o trabalho de investigação e a análise das relações sócio-históricas;
  • Distinguir diferentes relações de tempo e espaço;
  • Possuir os conhecimentos inerentes às diferentes épocas e civilizações, bem como suas inter-relações;
  • Adquirir conteúdos básicos sobre a pesquisa, a produção e a difusão de saberes historiográficos no âmbito acadêmico, das instituições de ensino, museus, arquivos e projetos de preservação da memória e do patrimônio cultural;
  • Apresentar conteúdos que integram o currículo do Ensino Básico;
  • Produzir, criticar e transmitir conhecimentos;
  • Distinguir a História (enquanto disciplina) da história vivida;
  • Perceber a historicidade em todas as manifestações sociais e culturais;
  • Reconhecer e valorizar as diferenças presentes nas práticas sociais;
  • Competência na utilização da informática.

Compete, ainda, ao profissional de História, trabalhar os fatos humanos, centrado nas explicações dos mecanismos que promovem a exploração e dominação dos homens, que se traduzam nas relações econômicas, políticas, sociais, culturais, nas tradições, nos sistemas de valores, nas idéias e formas institucionais, como também, saber relacionar cultura e história, destacando a complexidade de tais conceitos.

Além disso, deve o profissional de História ter capacidade de compreender o meio em que vive para construir e produzir conhecimento histórico, dominando-o nas áreas específicas de conservação e gerenciamento dos bens culturais. Deve ser um profissional atualizado, portador dos valores profissionais, dos valores sociais e éticos, apto a disseminar conhecimentos por meio da produção e divulgação de trabalhos científicos.

MATRIZ CURRICULAR

Matriz Curricular

 

 

Todos os Cursos
Graduação
Licenciatura Plena em Letras Espanhol
Licenciatura Plena em Letras Português
Licenciatura Plena em Letras Inglês
Licenciatura Plena em História
Licenciatura Plena em Matemática
Licenciatura Plena em Pedagogia
Bacharelado em Administração Pública
Bacharelado em Administração (UAPI)
Pós-Graduação
Especialização em Ensino de Matemática
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários
Especialização em Gestão Pública
Especialização em Gestão Pública Municipal
Especialização em Gestão e Educação Ambiental
Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira
Especialização em Literatura e Outras Linguagens
Especialização em Educação Infantil
Especialização em Língua Portuguesa
Especialização em Gestão em Saúde
Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares
Especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Especialização em Língua Espanhola