Licenciatura Plena em Letras Inglês

Coordenadora: ​Lucirene da Silva Carvalho

Coordenadora de Tutoria: Francisca Ealdina da Silva

Secretário: Luíz Antonio dos Santos

Contato: ​letrasinglesnead@gmail.com

 

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APRESENTAÇÃO

O curso de licenciatura plena em Letras / habilitação em Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa na Universidade Estadual do Piauí, reconhecido através da Portaria Ministerial N ​o 452, de 18 de março de 1991, é oferecido por esta I.E.S desde sua fundação.

O curso de Letras/Inglês, da Universidade Estadual do Piauí, foi concebido para desenvolver a formação técnico-humanística do profissional desta área, na forma crítico reflexiva, voltado para a pesquisa que tem o ser humano como centro das atenções, visto em sua totalidade indissociável do meio em que vive, com suas carências, privações e dificuldades, diagnosticado com base nas diversas áreas das atividades humanas que incidem diretamente na formação e qualificação deste, comprometido com a realidade sócio-cultural do Estado do Piauí e do Brasil.

É imprescindível que a Universidade, em uma sociedade, seja um centro de aprimoramento e desenvolvimento do conhecimento humano e que este centro de conhecimento supra as necessidades de sua comunidade, preparando seu corpo discente para desempenhar seu papel no mercado de trabalho competitivo, onde tecnologia, ciência, pedagogia e desenvolvimento humano são armas necessárias para desempenhar sua função com sucesso.

Sensível a essa realidade o MEC, visando à efetiva melhoria do ensino, criou o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e Médio – o Pró-Licenciatura. Este programa, que incentiva a parceria entre as Universidades Públicas, Comunitárias e Confessionais parte do pressuposto de que formação inicial e continuada são indissociáveis e de que as Instituições de Ensino Superior constituem um “locus” adequado para propiciar esta formação.

A modalidade proposta, que mescla momentos presenciais e a distância, utilizando-se das modernas tecnologias da informação e da comunicação, responde às necessidades urgentes do nosso país, ou seja, atingir um grande número de professores dos mais diversos e remotos pontos do território nacional.

Este Projeto é uma forma de dar continuidade à formação docente, dando um direcionamento, uma metodologia e normas do Curso de Licenciatura Plena em Letras Inglês modalidade EAD e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de Inglês. Espera-se criar condições para que, a luz dos postulados da Língua e das Literaturas de Língua Inglesa, e que o profissional de Letras/Inglês EAD saia bem preparado e possa ao final do curso formular sua prática pedagógica, no meio em que atua, orientando o seu trabalho nas atividades de leitura, gramática, escrita, oralidade, produção textual e análise lingüística de forma consciente, atualizada e, sobretudo, politizada. O Curso de Licenciatura Plena em Letras Inglês EAD visa qualificar docentes na área de Língua e Literaturas da Língua Inglesa para atuarem no Ensino Fundamental e Médio.

PERFIL DO EGRESSO

Licenciados excelentes - ​O mundo de hoje exige cada dia a mais que as pessoas possuam uma qualificação de excelência em todas as profissões que desempenhem. Assim se faz indispensável oferecer uma formação qualificada, não se conformando com o mínimo, mas desejando obter o máximo de competência de cada aluno (a), segundo a sua capacidade.

Pessoas cultas - ​Não queremos formar puros especialistas, mas pessoas que tenham uma especialidade em um campo profissional. Queremos educar, não apensas ensinar, e educar é fazer uma pessoa humana atuar as possibilidades que tem dentro de si. Queremos formar seres humanos na plenitude de sua humanidade, no amplo desenvolvimento de suas faculdades de inteligência, de vontade, de sensibilidade e de expressão.

Pessoas éticas - ​O que dá valor ao ser humano como propriamente humano é sua qualidade ética, que o qualifica como uma pessoa de “bem”, ou de “bom caráter”. Talvez por contraste e em reação à corrupção reinante em nosso país e em tantos outros, a importância da ética tem estado em evidência em nossos dias.

Pessoas solidárias - ​queremos formar licenciados que tenham espírito social e que procurem contribuir, no seu âmbito de ação, para minorar essa situação, e não queiram viver na imperturbável indiferença e falta de solidariedade frente a tamanhas distorções sociais.

Pessoas cidadãs ​- licenciados que compreendam e que assumam sua cidadania. A atitude cidadã está implícita no que acima dissemos: a ética não é um moralismo privado, mas tem a cidadania como um de seus vetores essenciais. A solidariedade é eminentemente uma virtude de cidadania e, por outro lado, a solução dos problemas sociais, em grande escala, passa pelo Estado.

FLUXOGRAMA DO CURSO

FLUXOGRAMA

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS

 
Formação Básica Geral 630 h/a
Formação Específica Profissional 1.470 h/a
Diversificação ou Aprofundamento 540 h/a
Atividades Complementares ou Acadêmico Científico-Culturais 200 h/a
Práticas Pedagógicas de Ensino / Estágio Curricular 800 h/a
TOTAL 3.640 h/a

 

 

Todos os Cursos
Graduação
Licenciatura Plena em Letras Espanhol
Licenciatura Plena em Letras Português
Licenciatura Plena em Letras Inglês
Licenciatura Plena em História
Licenciatura Plena em Matemática
Licenciatura Plena em Pedagogia
Bacharelado em Administração Pública
Bacharelado em Administração (UAPI)
Pós-Graduação
Especialização em Ensino de Matemática
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários
Especialização em Gestão Pública
Especialização em Gestão Pública Municipal
Especialização em Gestão e Educação Ambiental
Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira
Especialização em Literatura e Outras Linguagens
Especialização em Educação Infantil
Especialização em Língua Portuguesa
Especialização em Gestão em Saúde
Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares
Especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Especialização em Língua Espanhola