Bacharelado em Administração (UAPI)

Gestores UAPI 1

Coordenador Pedagógico da UAPI: Vinícius Alexandre de Oliveira

Coordenadora do curso de Administração: Kátia Regina Calixto Brasil

Coordenadora de tutoria: Allen da Costa Araújo

Gestores UAPI 2

Coordenador Pedagógico da UAPI: Arnaldo Silva Brito

Coordenadora do curso de Administração: Silvana Soares Ramos

Coordenadora de tutoria: Fabrício Brito do Amaral

 

plataforma

 

Apresentação

A concepção do Curso de Bacharelado em Administração está voltada para a formação de bacharéis em Administração capazes de atuar proativamente no mercado nacional. O curso visa capacitar, tecnicamente e cientificamente, a formação de profissionais especializados na Administração tendo como eixos integradores a sustentabilidade, empreendedorismo, inovação tecnológica e formação humana. Em termos de perfil de egresso, pretende-se capacitar e qualificar bacharéis ao exercício profissional da administração, com visão analítica e gerencial e domínio conceitual e terminológico, adequado à capacidade de argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos econômico-sociais e ambientais; e comprometidos ainda, com valores humanísticos e éticos tão necessários para a sociedade atual.

Para tal, o curso contempla sólida formação nas teorias administrativas e enfatiza o desenvolvimento de competências necessárias ao bom desempenho profissional do administrador, além de formação generalista, permitindo definir um perfil de administrador moderno, capacitado a planejar, organizar, dirigir e controlar ações de mercado.

Buscando oportunizar a formação de profissionais para atuarem em áreas específicas da administração, o curso oferece duas Linhas de Formação Específica (LFE), ampliando competências e agregando ao egresso habilidades para o exercício da gestão empreendedora.

Acenando para a educação continuada, por meio de um elo entre graduação e pós-graduação, serão ofertadas duas LFEs, sendo indicadas inicialmente as seguintes linhas:

  • Linha de formação em Administração Geral;
  • Linha de formação em Administração Empreendedora.

O projeto pedagógico do curso procura valorizar a formação de atitudes de reflexão, de busca de inovações, de prospecção e criação de caminhos próprios que possam suprir as necessidades da administração e permitir a atuação nos processos operacionais e decisórios sob a égide do conhecimento, da ética, da cidadania e da humanidade.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O curso de Administração da UESPI está organizado visando à formação de profissionais com perfil aderente àquele demandado pelas organizações contemporâneas, permitindo, por meio de disciplinas obrigatórias, da linha de formação específica, dos seminários temáticos, do estágio supervisionado e do trabalho de conclusão de curso, a formação de competências que preparem o egresso às contingências da administração.

As organizações modernas buscam o administrador generalista, integral e integrado, notadamente um agente de mudanças, que gere novos conhecimentos e caminhos para o aprimoramento e o desenvolvimento socioeconômico, político, técnico e cultural. Em outras palavras, um profissional autodidata, detentor de amplo portfólio de conhecimento, consciente da contínua necessidade de aprofundamento do conhecimento da Administração e atualização das interfaces entre esta e outras áreas relacionadas, especialmente às afins, sem perder de vista as descobertas daquelas correlatas, uma vez que qualquer que seja o objeto de trabalho, ele estará inserido no contexto integral de uma sociedade globalizada.

Para atender às expectativas dessa sociedade emergente, o curso Bacharelado em Administração procura formar profissionais de competência sólida e moderna, em condições plenas de atuação eficiente e eficaz, preocupados com a relevância social do produto de seus trabalhos, apresentando habilidades para pró-atividade e criatividade; raciocínio lógico, crítico e analítico; visão sistêmica e estratégica para negociações, tomada de decisão, liderança e trabalhos em equipe.

 

Competências e habilidades

De acordo com o parecer CES/CNE 134/2003:

  1. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  2. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  3. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  4. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  5. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  6. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  7. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
  8. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

 

Campo de atuação profissional

O administrador de empresas atua na supervisão, gerência e direção em organizações públicas e privadas, nos três setores da economia – indústria, comércio e serviços, em áreas como finanças, marketing e recursos humanos.

Atualmente, com a necessidade de profissionalização dos quadros funcionais das empresas, o mercado de trabalho tem se expandido de forma acentuada para o administrador. Com o crescimento do setor de serviço, abriu-se um vasto campo para este profissional, que hoje encontra espaço para atuar em áreas como entretenimento, hotelaria, serviço médico-hospitalar, dentre muitos outros.

O Curso de Graduação em Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, buscando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

 

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular Bacharelado em Administração - UAPI

 

Todos os Cursos
Graduação
Licenciatura Plena em Letras Espanhol
Licenciatura Plena em Letras Português
Licenciatura Plena em Letras Inglês
Licenciatura Plena em História
Licenciatura Plena em Matemática
Licenciatura Plena em Pedagogia
Bacharelado em Administração Pública
Bacharelado em Administração (UAPI)
Pós-Graduação
Especialização em Ensino de Matemática
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários
Especialização em Gestão Pública
Especialização em Gestão Pública Municipal
Especialização em Gestão e Educação Ambiental
Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira
Especialização em Literatura e Outras Linguagens
Especialização em Educação Infantil
Especialização em Língua Portuguesa
Especialização em Gestão em Saúde
Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares
Especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Especialização em Língua Espanhola