Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares

Coordenadora: Maria dos Remédios ​Mendes Chaves ​Barreto

Contato: espege2015@gmail.com

 

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APRESENTAÇÃO

A especificidade deste projeto está em não desconsiderar os debates e os rumos que a gestão escolar tem tomado no Brasil, em razão disso, tentamos construir através antropologia e da sociologia a compreensão do espaço educacional enquanto produtor de cultura e de relações específicas a aquela instituição rompendo a uniformidade da prática de gestão escolar imposta pelo modelo econômico.

 Outra distinção deste projeto é reconhecer a necessidade que nossos alunos têm dificuldade de desenvolver projetos sociais, tanto no âmbito da escola quanto nas organizações da sociedade civil, em razão disso, este procura propiciar conhecimentos nesta área de conhecimento.

As políticas públicas educacionais e as perspectivas da gestão estão sendo delineadas por práticas liberais que definem quatro objetivos centrais balizados nas últimas reformas de Estado: a) melhoria na eficiência administrativa; b) melhoria na qualidade na prestação de serviços públicos; c) diminuição das despesas públicas; d) e aumento da produtividade.

A UESPI está participando da UAB desde 2005,quando do lançamento do primeiro Edital em consórcio com a Universidade Federal do Piauí. Sendo que no ano vindouro o referido curso está sendo distribuído nos seguintes polos: Piracuruca, Jaicós e Itainópolis na Coordenação da professora Mst. Maria dos Remédios Mendes Chaves Barreto.

PERFIL DO EGRESSO

A sociedade contemporânea tem transformado o contexto educacional, especialmente no que diz respeito às causas da crise da escola. A gestão educacional tem sido apontada como uma de suas vertentes. É neste contexto que este projeto elege o perfil do egresso deste curso.

  1. Solida formação teórica no campo pedagógico;
  2. Capacidade de conhecer e praticar a inter/transdiciplinaridade no processo de gestão(aprendizagem e administrativo);
  3. Elaboração,execução,controle e avaliação de projetos sociais, na escola e em espaços não escolares;
  4. Elaboração, execução, controle e avaliação do Projeto Politico Pedagógico;
  5. Elaboração de pesquisa e diagnósticos o re a realidade da escola e de espaços não escolares;
  6. Gerir os recursos financeiros, humanos e administrativos da escola e dos espaços não escolares.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO

Organização do curso

 

 

Todos os Cursos
Graduação
Licenciatura Plena em Letras Espanhol
Licenciatura Plena em Letras Português
Licenciatura Plena em Letras Inglês
Licenciatura Plena em História
Licenciatura Plena em Matemática
Licenciatura Plena em Pedagogia
Bacharelado em Administração Pública
Bacharelado em Administração (UAPI)
Pós-Graduação
Especialização em Ensino de Matemática
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários
Especialização em Gestão Pública
Especialização em Gestão Pública Municipal
Especialização em Gestão e Educação Ambiental
Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira
Especialização em Literatura e Outras Linguagens
Especialização em Educação Infantil
Especialização em Língua Portuguesa
Especialização em Gestão em Saúde
Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares
Especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Especialização em Língua Espanhola